Páginas

16 de dez. de 2010

Para o mundo da moda, mulher só usa sandália no verão e bota no inverno.

Como já dito em um outro post, eu sofro de linfedema nos membros inferiores, e um dos efeitos colaterais mais comuns são os pés inchados, principalmente no verão. Os pés ficam inchados como massa de pão quando fermenta.
E isto provoca uma das maiores dificuldades com relação à calçados. Eu simplesmente não consigo usar sandálias ou qualquer outro sapato aberto. Tem que ser sapatos fechados ou os pés gritam e ao final do dia eu praticamente não conseguirei usar qualquer sapato, até o apropriado pois o tanto que incha é algo monstruoso.
Agora eu pergunto: É fácil encontrar sapato feminino fechado (e que não seja para a categoria médica e afins que são da cor branca) para pessoas que como eu sofrem do mesmo problema? EU DIGO QUE NÃO! Simplesmente não existe modelos de sapatos fechados femininos voltados para os pés que incham, porque mesmo os modelos fechados até em cima, por quase todo o pé não são feitos para os pés problemáticos. E a situação não melhora no inverno, pois agora só fazem botas e como a minha perna incha também fica inviável usá-las. E não se encontra nem em lojas especializadas para produtos ortopédicos! Até nestes eu não encontro. 
Eu quero entender porque a moda insiste em dizer o que devemos usar! Será que todo mundo é obrigado a usar somente sandálias no verão e botas no inverno? Será que os pés das brasileiras estão tão padronizados assim?
Sério, a minha dificuldade é tão grande que no ano passado comprei sapatos masculinos que se parecem com os modelos que eu necessito. Só que tem alguns detalhes: Mesmo sendo parecidos eles tem detalhes que mostram que são sapatos masculinos, como o bico quadrado; teve um que tem aquele cheiro característico de sapato masculino e que não sai de jeito nenhum; e o principal, são super pesados, o que para o meu problema é um agravante, pois a minha perna ao final do dia, usando sapato adequado já dói, imagina usando sapatos ultra-pesados.
O que custa para as fábricas de calçados criarem uma linha especial de sapatos voltados para o público especial e que tem problemas de pés inchados? Eu duvido que este mercado seja tão pequeno a ponto de não ser viável ter uma linha específica.
Mas a minha situação também não é das melhores com relação ao tênis. Os modelos, mesmo os de tamanho 39 (meu caso) também padecem do mesmo problema de não ter uma anatomia voltada para o público que tem o problema dos pés inchados. Ou seja, encontrar um que sirva é como ganhar na loteria.
Ou será que a lei que obriga as confecções de roupas a terem tamanhos também voltados para o mercado GG (e que eu aprovo pois também sou GGG) poderia obrigar também as fábricas de calçados a ter uma linha especial para quem sofre de pés inchados e necessita de modelos mais fechados?

18 comentários:

  1. Oi Lu!!!

    Adorei seu blog! Queria só te dar uma dica... você já experimentou usar enfaixamento? O enfaixamento foi a única coisa que fez minha perna voltar ao "normal". hoje minha perna ainda incha muito, mas com o enfaixamento, ela se mantem. ela ja desinchou tanto, que mesmo com ela enfaixada, com o volume das faixas, consigo usar calçados mais simpáticos. eu adotei o tênis pra tudo que uso. curto os modelos tipo all star, pois cadarço permite regular o tamanho. fica bem fashion. sandálias eu uso raramente quando estou de meia. mas as meias nao seguram bem o inchaço, por isso só uso no fim de semana.
    como eu disse antes, por que você não faz a experiência de usar enfaixamento pra ver se não desincha? dê uma olhada no post que fiz sobre enfaixamento. tenho certeza que vai melhorar e logo você poderá usar o calçado que quiser!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde vejo sua postagem de enfaixamento também tenho problema de inchaço nos pes.

      Excluir
  2. Mayjafernandes@hotmail.com23/12/2010, 19:05

    Olá Luciana...lega l conhecer seu blog:-) Eu também sou portadora de linfedema congênito nas duas pernas. Sofro bastante, principalmente no verão, minhas pernas incham demais. Achei na DUMOND uma sandália linda de elástico em formato de X. Tem salto grosso quadrado. Dá para usar com meia elástica sem ponteira e a cor é azul (elástico) e bege atrás. Nem parece que estou de meia. Se quiser te mando uma foto para ver se consegue comprar uma igual. Vc tem tatoo na perna? Não acentuou o quadro de inchaço? bjs

    ResponderExcluir
  3. Luciana, Agora tem várias indústrias que fazem calçados adequados a esse tipo de problema. Tenho o mesmo problema q vc só que só na perna esquerda. Só uso calçados da Opananken ou Donna Confort. São modelos bonitinhos, tem botas lindas e sapatos que apertam bem onde precisamos. Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica essa loja tenho interesse em comprar.

      Excluir
  4. dilmadonato@hotmail.com
    OI A TODAS TAMBEM TENHO O MESMO PROBLEMA E TENHO MUITA DIFICULDADE DE ENCONTRAR SAPATOS ADEQUADOS SOFRO MUITO QUANDO VOU A UMA SAPATARIA FORA O PRECONCEITO QUE PASSAM PARA NOS SE PUDESSE COMPRARIA SAPATOS PELA NET SO PARA NAO OLHAR PARA CARA Q O VENDEDOR FAZ NA HORA Q OLHAM PARA OS NOSSOS PÉS GOSTARIA QUE SE POSSIVEL MANDASSEM ENDEREÇOS ONDE PUDESSE COMPRAR TAMBÉM SAPATOS ADEQUADOS NÃO CONHEÇO AS LOJAS MENCIONADAS
    OBRIGADA DESDE JÁ

    ResponderExcluir
  5. Amiga!! Que pés são esses? Tá muito inchado!!

    ResponderExcluir
  6. oi Lu!
    Tambem sofro de linfedema nas pernas, mais na direita do que na esquerda, fiz tratamento com enfaixamento e drenagem, agora consigo controlar com a meia elástica. Me adaptei bem com sandálias um pouco fechadas, daquelas que tem cadarço e você pode regular, porque tambem consigo usar com a meia, então o desconforto acaba sendo menor. Mas outra boa solução é achar um Oxford de couro bem molinho e confortável, tem ate uns todos furadinhos pro verão que deixam tudo respirar minimamente (;
    tambem tenho muita dificuldade no verão, principalmente morando em sao Paulo, onde fica quente e eu Nao tenho tempo pra colocar os pés pra cima, mas sempre tem uns truquezinhos que ajudam a melhorar minimamente nossa vida! brigada por compartilhar, sempre me sinto meio isolada com esses problemas, é bom ouvir alguém que entende essas dificuldades (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. vi seus pes pesquisando sobre o assunto...juro q vi o meu esquerdo..=/
    e triste neh,nd da nos seus pés...

    ResponderExcluir
  8. oi gente
    adrei o blog tambem tenho "LINFEDEMA" na perna direita, tambem sofro muito, quando acordo esta so um pouco inchado mas no final da tarde, fica igual a sua perna, uso a meia ai controla mas o inxaço, mesmo assim sou feliz, n gosto muito de sandalias, prefiro tenis, mas graças a Deus fora isso tenho boa saude.

    Fabiany Monteiro

    ResponderExcluir
  9. Olá

    tenho o mesmo problema de Linfedema, mas com a linha da Usaflex consegui minimizar as dores e consigo caminhar, coisa que antes não era possível. Veja o site deles tem modelos bem modernos e super confortáveis. Espero que funcione para você, pois sei o quanto sofremos com essa doença. Saúde e Sorte

    ResponderExcluir
  10. Viviane Ávila10/10/2012, 14:54

    Oi
    tenho o mesmo problema desde os 15 anos, hoje tenho 29. Sofro todos os dias pois não saio de shorts, vestidos, uso apenas calça e ainda sim é difícil disfarçar os pés. Todos reparam e perguntam o pq. Não gosto de falar com ninguem sobre o assunto. O que puderem me passar de dicas sobre enfaixamento e calçados eu agradeço!

    ResponderExcluir
  11. OLA!EU TAMBÉM TENHO OS PÉS INCHADOS, E ALEM DISSO MINHA PRNA TAMBÉM É.FICO COM VERGONHA DE SAIR SAIR DE BERMUDA MOSTRANDO AS PERNAS.TENHOS 28 ANOS, MEU MARIDO ME ENCHE O SACO POR CAUSA DISSO, SEI QUE É PARA O MEU BEM, MAS NÃO GOSTO.MEU SONHO É PODER USAR UMA BOTA, AINDA TENHO ESPERANÇA DE USAR.VIM DE UMA CIDADE COM O CLIMA MAIS FRIO, E AQUI ONDE ESTOU MORANDO É MUITO QUENTE, E QUANDO COMEÇA A ESQUENTAR JA COMEÇO A PENSAR EM MEUS PÉS E MINHAS PERNAS.GRAÇAS A DEUS NÃO SINTO DORES EM MINHAS PERNAS, MAS TENHO MEDO QUE ACONTEÇA ALGO PIOR.É MUITO BOM COMPARTILHAR COM ALGUEM QUE ENTENDA O QUE EU SINTO.ABRAÇOS
    *_*

    ResponderExcluir
  12. Tenho linfedema na perna esquerda e não consigo encontrar sapatos adequados é um sofrimento.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...