Páginas

30 de nov. de 2011

Quando a sensação de que a boa intenção é de segundas intenções.

Como disse anteriormente enjoei do esmalte transparente da Colorama e por isto comecei a ler o blog Loucas Por Esmalte. Tudo ia muito bem, mesmo quando não gostava do esmalte apresentado até no dia de ontem quando o blog postou sobre um evento solidário promovido pela Cervejaria Devassa. Aquilo me incomodou muito a ponto de postar lá um comentário gigante. Como não sei se será realmente reproduzido lá, deixo aqui para o pessoal ler e até analisar se a boa intenção da referida marca é boa intenção ou é uma boa intenção com segundas intenções:


"Olá. Tem pouco tempo que visito o blog, mas sempre gostei muito de todos os posts, mesmo sendo post que tenha algum esmalte que eu não tenha gostado. Mas é a primeira vez que realmente eu não gosto de um post, e não é pelo motivo de não ser do tema do blog em questão, e sim a cervejaria (e a sua cerveja) Devassa.
Talvez eu esteja lendo muito a Lola, mas de uns tempos para cá ando mais feminista, mais crítica em relação a propagandas e afins e a marca em questão coleciona propagandas machistas e misóginas. Só o nome por si só da marca remete a visão machista e preconceituosa que a grande maioria dos homens (e algumas mulheres tb) tem das mulheres liberais. Para reforçar esta visão machista que tantas mulheres (e alguns homens ainda bem!) combatem, fazem o seu lançamento com o comercial da Paris Hiltton.
E em Dezembro do ano passado teve uma veiculação de uma das propagandas mais misóginas, sexistas e racistas já produzidas no Brasil e que foi feita pela marca, que é referente a versão Malte da bebida. Me senti ultrajada, xingada, humilhada e com vergonha de ser Brasileira (apesar de ser branca como leite, tenho ligação genética com os escravos vindos da África e tenho muito orgulho disto). Como vamos combater a visão que o mundo tem de nós mulheres brasileiras negras (aquela visão que toda mulher daqui é puta e só pensa em sexo), se aceitamos UMA EMPRESA NACIONAL a praticar tal ato dentro de nosso país? E logo em seguida vem a propaganda da Sandy.
Sinceramente não consigo gostar de qualquer coisa que venha de tal empresa e nem acredito em sua boa intenção (como diz a minha mãe, de boa intenção, o inferno está cheio). Eu sinto que tal evento é uma tentativa desesperada de desvincular a imagem de produto machista, sexista e misógino perante a sociedade ou até uma forma de punição que algum órgão público impós a marca, porque eu simplesmente não acredito que uma empresa que tem esta visão lixo de nós mulheres possa praticar a tal ação do post.
Pra mim, ficou aquela sensação de algo que não colou. Fica aquela sensação de desconfiança e fico também triste que sites femininos aceitem sem questionar o comportamento de tal empresa perante o mercado em que atua. Ficaria chateada se até o meu muso Cláudio Lins fosse fazer show ou qualque outra coisa no tal bar, mesmo que fosse do lado da minha casa, porque eu me recuso a frequentar um lugar que trata as mulheres como simples objeto sexual. Desculpem pelo comentário longo, mas precisava dar a minha opinião sobre tal marca e tal evento.
Obs1: Apoio qualquer evento para uma boa causa, mas este, vindo de tal empresa é totalmente hipócrita.
Obs 2: Também tivemos casos de câncer na família e de pessoas conhecidas."

Um comentário:

  1. Gostei de ver, Lu! Maior orgulho agora!
    Mas ó, talvez vc esteja lendo demais o meu bloguinho, mas com certeza tá comentando de menos. Aparece mais por lá, muié! (Principalmente pra defender as gordinhas da Patrulha da "Saúde"). Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...