Como disse anteriormente enjoei do esmalte transparente da Colorama e por isto comecei a ler o blog Loucas Por Esmalte. Tudo ia muito bem, mesmo quando não gostava do esmalte apresentado até no dia de ontem quando o blog postou sobre um evento solidário promovido pela Cervejaria Devassa. Aquilo me incomodou muito a ponto de postar lá um comentário gigante. Como não sei se será realmente reproduzido lá, deixo aqui para o pessoal ler e até analisar se a boa intenção da referida marca é boa intenção ou é uma boa intenção com segundas intenções:
"Olá. Tem pouco tempo que visito o blog, mas sempre gostei muito de todos os posts, mesmo sendo post que tenha algum esmalte que eu não tenha gostado. Mas é a primeira vez que realmente eu não gosto de um post, e não é pelo motivo de não ser do tema do blog em questão, e sim a cervejaria (e a sua cerveja) Devassa.
Talvez eu esteja lendo muito a Lola, mas de uns tempos para cá ando mais feminista, mais crítica em relação a propagandas e afins e a marca em questão coleciona propagandas machistas e misóginas.
Só o nome por si só da marca remete a visão machista e preconceituosa que a grande maioria dos homens (e algumas mulheres tb) tem das mulheres liberais. Para reforçar esta visão machista que tantas mulheres (e alguns homens ainda bem!) combatem, fazem o seu lançamento com o comercial da Paris Hiltton.
E em Dezembro do ano passado teve uma veiculação de uma das propagandas mais misóginas, sexistas e racistas já produzidas no Brasil e que foi feita pela marca, que é referente a versão Malte da bebida. Me senti ultrajada, xingada, humilhada e com vergonha de ser Brasileira (apesar de ser branca como leite, tenho ligação genética com os escravos vindos da África e tenho muito orgulho disto). Como vamos combater a visão que o mundo tem de nós mulheres brasileiras negras (aquela visão que toda mulher daqui é puta e só pensa em sexo), se aceitamos UMA EMPRESA NACIONAL a praticar tal ato dentro de nosso país? E logo em seguida vem a propaganda da Sandy.
Sinceramente não consigo gostar de qualquer coisa que venha de tal empresa e nem acredito em sua boa intenção (como diz a minha mãe, de boa intenção, o inferno está cheio). Eu sinto que tal evento é uma tentativa desesperada de desvincular a imagem de produto machista, sexista e misógino perante a sociedade ou até uma forma de punição que algum órgão público impós a marca, porque eu simplesmente não acredito que uma empresa que tem esta visão lixo de nós mulheres possa praticar a tal ação do post.
Pra mim, ficou aquela sensação de algo que não colou. Fica aquela sensação de desconfiança e fico também triste que sites femininos aceitem sem questionar o comportamento de tal empresa perante o mercado em que atua. Ficaria chateada se até o meu muso Cláudio Lins fosse fazer show ou qualque outra coisa no tal bar, mesmo que fosse do lado da minha casa, porque eu me recuso a frequentar um lugar que trata as mulheres como simples objeto sexual.
Desculpem pelo comentário longo, mas precisava dar a minha opinião sobre tal marca e tal evento.
Obs1: Apoio qualquer evento para uma boa causa, mas este, vindo de tal empresa é totalmente hipócrita.
Obs 2: Também tivemos casos de câncer na família e de pessoas conhecidas."
Gostei de ver, Lu! Maior orgulho agora!
ResponderExcluirMas ó, talvez vc esteja lendo demais o meu bloguinho, mas com certeza tá comentando de menos. Aparece mais por lá, muié! (Principalmente pra defender as gordinhas da Patrulha da "Saúde"). Abração!