Páginas

30 de mai. de 2011

Castração de animais: Um ato de Amor???

Mesmo tendo a Nina e depois a Tuka Raphaela, eu era a favor da castração de cães e gatos, pois entendia isto como uma forma de diminuir o nº de bichos abandonados pela cidade.
Com o tempo fui mudando a minha posição. Vejo vários argumentos a favor, mas os argumentos são a favor dos bichos ou a favor dos interesses humanos?
Eu vejo a castração como um ato que visa única e exclusivamente os interesses humanos e que valida a visão de que o animal é um objeto para o seu dono, algo que é combatido pelas próprias ONGs que incentivam a castração.
Os argumentos utilizados a favor da castração são tão falhos e risíveis que só mostrando as justificativas dos que são a favor nos humanos para ver o quão absurdo é isto. Com isto, farei um contra-ponto dos argumentos utilizando a sua aplicação em nós humanos:
A população de cães e gatos abandonados é grande por isto a necessidade de castração – Ok. Que tal aplicarmos o mesmo princípio para os moradores de rua? Ou para o pessoal “resgatado” das cracolândias da vida? Ou nas populações pobres dos grandes centros urbanos? Isto vale também para as crianças. Já que não conseguiremos acabar com as cracolândias, os moradores de ruas, ou melhorar a condição das populações mais pobres das cidades, que tal castrar todo mundo?
A grande procriação dos animais não castrados – Um homem fazendo sexo todo os dias, com pelo menos uma parceira diferente (e todas no período fértil) a cada dia, nos 365 dias do ano, tem chance de ter pelo menos 365 filhos. Ou seja, vamos aplicar o mesmo princípio nos homens! Evitaremos pelo menos 365 novos filhos.
Castração evita certas doenças – Hum, vejamos, nós mulheres temos a possibilidade ter câncer dos órgãos reprodutores, então vamos retirar úteros e ovários para não termos o risco de ter estas doenças (e gastos que é a parte do corpo humano mais importante). Vamos fazer isto inclusive nas babys logo que nascem, assim elas não terão problemas. Vamos arrancar as próstatas dos homens (e meninos) para evitar o câncer de próstata (gastos inclusive. O bolso dói nesta hora. É um órgão sensível).
Castrando evitamos as sujeiras das fêmeas – Hum, vamos usar o mesmo princípio com as mulheres. Temos a nossa visita todo mês, então vamos evitar desconforto fazendo a castração.
Castrando meu animal fica mais dócil – Hum, vamos castrar os homens e mulheres para ficarem mais dóceis. Se isto fosse sinônimo de ser mais dócil eu não teria tido uma mostrada de dentes de uma cachorrinha castrada dia desses (e olha que ela me adora. Quando me vê pula para que eu a pegue)
A grande verdade é: A castração serve para mascarar a falta de conscientização da população em ter de forma consciente os animais (se não tem capacidade para ter que não tenha); serve para evitar ou diminuir os gastos com doenças; serve para deixar a casa mais limpa em caso de fêmeas e serve para controlar os animais visto que não tem competência para tal.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc tb pensa como eu!
    Tenho uma "Bassezinha" pretinha, Cindy, (parecida com essa marronzinha)que amo de paixão e não a castrei e todos dizem que ela vai ter câncer ou nas mamas ou nos ovários ou no útero.
    Morro de medo de vê-la sofrer, mas optei por não castrá-la, pois não queria vê-la sofrer sem necessidade.
    Uma vez no meu dentista uma moça defendia veementemente a castração do animal como a melhor coisa pra eles. Todos foram a favor dela e contra a mim por não ter castrado a minha cadelinha, aí fiquei achando que eu era a única a defender esta causa.
    Fiquei contente q vc uma pessoa que admiro mto por seus comentários inteligentes pense como eu - Ato de amor pra mim é deixá-los viver como nasceram.

    ResponderExcluir
  3. Vera Lúcia Ferreira09/06/2011, 00:25

    Olá Lu,
    Concordo plenamente com seu texto. Tive cachorro minha infância, adolescência e até dois anos atrás, Nunca fui a favor da castração. Quando percebi que não teria tempo suficiente para cuidar e, tampouco, quem me ajudasse na tarefa, quando o último morreu decidi não ter mais.
    O mesmo com filhos, só tenho os que sou capaz de cuidar, educar, etc...
    O que falta mesmo para o povão é a educação... O conhecimento é a base de tudo!

    ResponderExcluir
  4. caramba se ponha no lugar do animal vc castrado?
    aaa mas isso evita procriação.....cuide bem do seu animal evite contato com femeas enfim isso é violencia contra o animal tem que existir leis contra a castração e leis que pune pessoas que deixam os bixos procriar e depois solta na rua

    ResponderExcluir
  5. Mouser, seu comentário está um pouco confuso, mas parece que vc está contra o meu post. As duas de casa não são castradas e nem por isto estou provocando maus tratos. Em casa temos consciência que havendo cruzamento, teremos problemas em ficar com os filhotes e ficaríamos muito preocupados em como as pessoas que ficariam com eles cuidariam dos mesmos. Acredito que há um grande número de animais castrados e que são abandonados e que também sofram de maus tratos, mas que infelizmente isto não é divulgado. Lembra da mulher que matou mais de 30 cães e gatos? Grande parte deles eram castrados. O problema NÃO É O ANIMAL NÃO SER CASTRADO. O PROBLEMA É A PESSOA Ñ TER A CONSCIÊNCIA QUE PARA TER UM CÃO OU GATO SEJA NECESSÁRIO TER AMOR, CONDIÇÕES FINANCEIRAS MAS PRINCIPALMENTE CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DE TER UM ANIMAL, INDEPENDENTEMENTE DE SER CASTRADO OU NÃO!

    ResponderExcluir
  6. Poxa como vc é ignorante, sou protetora a 30 anos e nunca vi ninguém mais imbecil como vc,só uma pergunta até essa " conscientização" chegar vamos fazer o que com as vitimas da falta de inteligencia tipo vc????Vamos permitir que continuem nas ruas senso vitimas de miseráveis e assassinos???Vai estudar fofa, e deixa a gente trabalhar em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. totalmente desrespeitosa seu modo de responder à posição da autora do texto. Ignorante aqui é o seu ato de nao demonstrar respeito pela forma dela pensar. Discorde, mas respeite, e responda à altura, em vez de procurar ofender o intelecto ou a pessoa dela. Configura até crime de injúria sua postura perante ela, na minha opinião.

      Voce fala uma coisa interessante, dizendo para ela "ir estudar", mas sequer mostrou algum argumento contra a tese dela. Aliás, tudo que voce falou foi apenas os argumentos que ela já tinha mostrado como sendo contra.

      Talvez voce precise estudar um pouco, retórica talvez, saber falar, argumentar, pois isso em voce está muito fraco.

      Se voce está a 30 anos na área, conhece muito pouco entao das pessoas ou vive só no seu mundo, pois os argumentos dela já foram por mim observados e não são argumentos incomuns.



      Excluir
    2. Sim, voce falou perguntou assim para a autora do texto:

      "só uma pergunta até essa " conscientização" chegar vamos fazer o que com as vitimas da falta de inteligencia tipo vc????"

      Respondendo a sua pergunta, vai uma dica ou lembrete para voce, no decorrer da sua vida nao esquecer: não se encobre um erro com outro! Da mesma forma, nao se faz um mal menor para evitar que outro aconteça. Em vez disso, faça o bem, e combata que o mal maior aconteça!

      Excluir
  7. Sandra, desculpe, mas a castração não impede abandono de animais e maus-tratos. O que falta (ou faltava, pois finalmente começaram a ver que as campanhas estavam voltadas mais para a castração do que para o combate aos maus-tratos) é a conscientização do maus-tratos. Veja a mulher que matou vários cães. Aposto que ela já pegava castrados das ONGS. E a louca que matou o cachorro e que foi filmada? Segundo me consta o cão também era castrado. CASTRAÇÃO não é a solução. Inclusive já há cidades que viram que a solução é chipar o animais pois quase 100% dos animais abandonados são castrados.

    ResponderExcluir
  8. animais presisa de carinho

    ResponderExcluir
  9. Acho que a castração é necessária na maioria dos casos,eu por exemplo tenho 1 macho e 7 fêmeas qdo elas estão no cio, não deixo meu cachorro chegar perto, todos eram cães de rua,mas essas f~emeas que andam pela rua e entram no cio? é muito trite v~elas perceguidas por inúmeros cães, eles as maltratam, e no final de tudo ela dará de 6 a 8 filhotes, isso sim é um crime, pois teremos ai mais cães abandonados. acho ridícula esa história de pessoas querem somente cães de raça, preferm comprar animais do que adotar um desses que vivem nas ruas, quem ama animais sabe que todos eles são iguais. tenho orgulho de dizer que tenho 7 vira latas e 1 pastora, a pastora já é idosa tem cerca de 1 ou 12 anos e com certeaza terá apenas + uns 3 ou 4 anos comigo, vou tenter fazer por ela tudo que estiver ao meu alcance, cuidarei dela até seu último suspiro. Sou totalmente a favor da castração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...