Páginas

20 de set. de 2009

Dicas importantes para quem procura emprego na internet.

Neste meu emprego novo (tá, nem tão novo assim já. Dia 1º fiz um ano lá.) estou sentindo a dificuldade de encontrar candidato para uma vaga que foi aberta. Fiz a inclusão da vaga em um site gratuito de procura e anúncio de vagas e recebi um grande número de retorno (leia-se, várias pessoas se candidataram). Neste site, há a possibilidade do candidato incluir o seu currículo, além dos dados no próprio site. Ocorre que vários candidatos foram excluídos da seleção por detalhes que podem ser insignificantes para o candidato mas que só quem está do outro lado é que entende. Por tudo isto é que resolvi fazer este post e dar algumas dicas para os candidatos a qualquer vaga e que se utiliza do meio internet (até quem não tem computador tem como pesquisar vagas na internet porque tem lans em tudo que é lugar) para a procura.

1 - Tenha os seus dados no site o mais atualizado possível.
Sim, pode parecer ridículo, mas encontrei vários candidatos com o mínimo de informação e que se interessaram pela vaga e o número de informações sobre eles eram tão pequenos que não havia a menor possibilidade de incluir o candidato na seleção. Simplesmente foram excluídos do processo. Considere que o site (seu perfil) é o seu currículo na internet, mesmo que ele tenha a opção de você incluir o seu próprio currículo. No caso de primeiro emprego, infelizmente é difícil efetuar a seleção se a vaga é para um cargo que se exija experiência mesmo que isto não esteja no anúncio. Procure o seu primeiro emprego em programas de estágio, no caso de universitários, ou programas do governo.

2 - Evite erros de português ou de nomes de programas.
Infelizmente, também encontrei vários candidatos com erros de português em seus currículos (do site e o pessoal). Inclusive encontrei casos em que erraram até o nome de programas, como o photoshop onde encontrei candidato que escreveu fotoshop.

3 - Detalhe o máximo que puder a experiência profissional.
Sim, encontrei vários candidatos que praticamente não colocavam detalhes sobre a sua experiência profissional, mesmo tendo trabalhado o suficiente para que tenha detalhes do que fez, como por exemplo: Determinado candidato trabalhou como Analista de Suporte em uma empresa e no detalhamento simplesmente coloca Analista de Suporte para a empresa, o que torna muito vago, dificultando a análise do currículo e sua posterior exclusão do processo seletivo. Se ficou período grande desempregado, pelo menos justifique no seu currículo pessoal.

4 - Tenha o seu currículo pessoal também atualizado.
Sim, encontrei casos em que o seu currículo pessoal era desatualizado. E até casos que em que o seu perfil e seu currículo eram desatualizados e não havia informação a respeito do porquê.

5 - Não minta quando há um questionário prévio na vaga.
Neste site em que cadastrei a vaga, há a possibilidade de se incluir perguntas para os candidatos responderem, de forma aberta, ou fechada (fechada aqui é sim/não, mais/menos) e no meu caso eu incluí a pergunta se o candidato morava em determinada região. Se sim, o candidato ganharia uma pontuação, se não outra menor. E vi candidatos mentindo, dizendo que sim (é lógico perceber que isto levaria vantagem perante outros), que moravam naquela região, mas quando olhava o seu perfil e seu currículo pessoal, o mesmo mora em outra região de São Paulo, ou até fora do Município ou estado.

Bom, aqui estão algumas dicas que pode aumentar a sua chance na busca de um emprego.

2 comentários:

  1. rsss fotoshop é fogo

    valeu pelas dicas, adorei o seu blog

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas Lu..Só vc mesmo!!!! Amayy!! E estava com saudades de vc lá no blog...q bom q apareceu ! Bjokas amore!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...