Páginas

31 de jul. de 2009

Dica: Faça Manutenção Preventiva no seu micro.

Escuto tanto o assunto Manutenção Preventiva no trabalho (trabalho em uma empresa de Outsourcing de TI para pequenas e médias empresas, mas na parte administrativa) que resolvi seguir o conselho e preparei o meu check-list de Manutenção Preventiva do micro de casa. Aí pensei, porque não colocar isto como uma dica no blog? Vamos lá, então.
Para uma boa Manutenção Preventiva do seu micro, você primeiramente precisará de um pouco de tempo, pois não podemos fazer uma Manutenção ultra-rápida, correndo o risco de esquecer de algo, ou fazer errado.
O começo:
1 - Organize os seus arquivos e faça back-up de tudo. Tente separar todos por pastas como música, fotos, algum assunto específico, etc. E depois de efetuado o back-up delete os arquivos do micro, pelo menos os mais antigos.
Agora vamos usar alguns programas para uma boa manutenção preventiva (irei indicar os que uso):
2 - Primeiramente vamos passar um removedor de arquivos desnecessários como os temporários, os cookies, e que também verifica erros que podem prejudicar o seu micro (indico o CCleaner).
3 - Devemos usar um anti-Spyware e Adware (indico o Spybot);
4 - Também deve-se usar um anti-Malware (indico o Malwarebytes);
5 - Deve-se também usar um programa que procura em seu micro arquivos (ou programas) que foram instalados para roubo de senhas de banco, orkut, msn e outros (indico o BankerFix);
6 - Passe o anti-vírus;
7 - Após esta limpeza geral, deve-se verificar as versões de todos os aplicativos usados em seu micro, como editores de imagem, players de música, pacotes office, leitores de PDF. Versões antigas? Desinstale e instale a mais atual, pois pode-se ter havido correção de erros críticos que ponham em risco a segurança do comuputador (Dica dentro da dica: Anote em um papel ou no bloco de notas do micro, todos os programas que você costuma usar para não esquecer de nenhum).

Isto é só na primeira manutenção preventiva. Depois você pode fazer um check-list da Manutenção da seguinte forma (é bom criar um arquivo txt com esta sequência):

1 - Verificar a versão do removedor de arquivos. Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova;
2 - Verificar a versão do anti-spyware e Adware. Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova;
3 - Verificar a versão do anti-Malware e Adware. Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova;
4 - Verificar a versão do localizador de programas espiões (tipo o BankerFix). Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova;
5 - Verificar a versão do Anti-vírus. Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova.
6 - Verificar as versões de outros programas instalados, como pacotes office, editores de imagem. Desinstalar no caso de versão antiga e instalar a nova.
A verificação de versões deve-se ser feita de 3 em 3 meses.
7 - Back-up dos arquivos. Deve ser trimestral também.
8 - Passar anti-vírus, anti-spyware e etc deve ser mensal.
Fazendo tudo isto, pelo menos o risco em seu computador é um pouco reduzido.

3 comentários:

  1. ahhhhh q dica mais ótima Lu...ameiiii! Eu preciso fazer isso mesmo..Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica Lu, meu pc anda precisando disso mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ei! é muito importante mesmo fazer todas essas coisas no computador. se todo mundo mantesse o anti virus atualizado e deixasse um software de spyware sempre rodando, muitos problemas poderiam deixar de acontecer. sobre o backup, acho que trimestralmente é muito tempo (pelo menos no meu caso), depende do que vc faz no computador! eu recomendo backup mensal hehehe
    beijos
    http://thais.defenestrando.net

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...