Páginas

11 de jan. de 2010

O desaparecimento dos excluídos da sociedade e os preconceitos existentes.


Alguma vez, você, leitor deste blog, já imaginou o quão bom seria "para a nossa linda sociedade" se os bêbados, prostitutas e todo aquele pessoal que ninguém gosta ver sumisse sem deixar rastro? Que a antiga Cracolândia não existisse mais, mas sem sangue aparecendo? Será que a nossa sociedade irá perceber o fim da Cracolândia sem uma ação do governo e sim provocada por um Serial Killer? A sociedade brasileira trata estas pessoas como seres invisíveis, ou que não existe, e se um SK fizesse o que eu comentei ninguém iria perceber, só a diminuição da criminalidade talvez. É bem provável que a delegacia da região ganhasse até prêmio e reconhecimento da mídia por um bom trabalho mesmo que não tenha sido o ocorrido. Este comportamento da sociedade de ignorar os excluídos é quase que totalmente praticado pelas classes dominantes no Brasil, infelizmente. Este é o futuro que queremos para o Brasil? Ignorar aqueles que não nos agradam? Está na hora de mudarmos ou a cada dia iremos mais para o fundo do poço.
E você também tem preconceito em quem sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)? Se uma pessoa que tem mania de organização e percebesse o que estaria ocorrendo no parágrafo acima (Os excluídos desaparecendo) você daria o devido crédito? Iria acreditar? Ou iria dizer que é só mais uma paranóia estilo Monk e teria outra atitude preconceituosa?
Sim, tudo isto comentado é sobre o penúltimo episódio da 2ª Temporada de Criminal Minds. É a história de um policial de um distrito que sofre de TOC e em seu trabalho, e graças a sua doença, percebe que as pessoas da região em que faz patrulha estão sumindo sem deixar rastros e como são os excluídos pela sociedade não há queixa alguma de desaparecimento. A sociedade  não percebe o que está ocorrendo, pois para a mesma eles são os excluídos, os invisíveis e o delegado também não acredita pelo fato da doença do policial. Com muito jeito a equipe consegue dobrar o Delegado e pega o caso. Apesar da referência do filme Jogos Mortais eu adorei o episódio e não pelo SK e sim pela mensagem subjetiva deixada no episódio: A sociedade ignora os excluídos ao ponto de não perceber o seu desaparecimento e o preconceito contra quem sofre de TOC.

3 comentários:

  1. Concordo. As pessoas perdem a noção do que é ser humano, e qual é o nosso papel. Simplesmente fecham os olhos para a realidade e acreditam que isso é com milagres. Não adianta você fugir é colocar a boca do trambone e correr atrás do que é certo ou na normalidade esperar um Serial Killer que seria mais fácil para esse povo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto mas ainda fiquei meio em dúvida. Trata-se das pessoas que sofrem desse problema ou das pessoas que não são reconhecidas pelo seu trabalho? Desculpa aí qualquer coisa. Um beijo. Visita? www.by-bru.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente fazemos isso todos os dias, ainda que indiretamente. Passamos muitas vezes ao lado de uma pessoa sentada no chão quando estamos indo trabalhar e não fazemos nada, ignoramos profundamente a situação. Infelizmente...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...