Páginas

4 de out. de 2009

Cuba e Liberdade de Expressão.

Pequena introdução sobre Cuba: Primeiro ela foi colonizada pelos Espanhóis durante 4 séculos, depois sofreu a invasão pelos EUA onde ficou em uma condição política como Porto Rico, até que em 1959, Fidel Castro, fez a revolução e tomou o poder. Atualmente é uma república socialista, organizada segundo o modelo marxista-leninista (partido único, sem eleições diretas para cargos executivos, ou imprensa livres). No príncipio, muitas pessoas, mesmo as não consideradas de esquerda no país apoiaram a revolução, porém com o passar do tempo, vários se tornaram contra o regime.
Durante muito tempo, houve muitos presos políticos, mas atualmente está havendo uma diminuição dos mesmos, porém a falta de liberdade de expressão continua vigente por lá. - Fonte desta pequena introdução: Wikipédia.
Esta pequena introdução, é para falar que o mais visitado blog de Cuba, o Generación Y, tem uma particularidade bem interessante. Sua dona não pode acessá-lo e nem os próprios cubanos. É tudo controlado pelo governo, mas com a ajuda de pens-drives, cybercarfés e hoteis, sua dona alimenta o mesmo com informações sobre o país e os cubanos acessam. Sobre a autora e o blog há uma entrevista muito interessante na Revista Época. Infelizmente a liberdade por lá ainda não é total, apesar da pequena abertura que Raul Castro está dando.
Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos.
Fonte: Wikipédia.

2 comentários:

  1. Eu acho que o blog da Yoani é um tapa na cara desses adolescentes imbecis (sempre vestindo a camiseta do Che) que acham que socialismo é bonito. Eu li a entrevista dela na Veja. Não imagino como seja viver num país onde falta de tudo e pior, onde não posso falar o que penso. Pior é estarmos cercados por ditadores malucos e o banana do nosso presidente passando a mão na cabeça deles. Me dá muito medo.

    ResponderExcluir
  2. acho que é por isso que eu não gosto de cuba! não entendo como em 2009 as coisas ainda podem ser assim por lá! sinto pena das pessoas que moram lá e não tem liberdade para fazer o que querem e por este motivo, não tenho intenção nenhuma de conhecer o país!! esta realidade deles deve ser muito triste!! e coitada da dona do blog... ela deve passar por maus bocados para conseguir escrever os pensamentos dela lá... wtf? isso não deveria ser assim...

    beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...