Páginas

18 de ago. de 2010

Opinião: Quando a arrogância e o ego matam um sucesso que seria garantido.

Não gosto de usar o meu blog para criticar pessoas e seu trabalho, faço muito pouco isto inclusive, mas em virtude do último capítulo de Uma Rosa Com Amor (URCA), fica impossível não comentar sobre a novela e principalmente sobre o autor Tiago Santiago. Desde 2004, época em que assisti Paixões Ardentes (última novela asssistida com interesse realmente), que eu não acompanhava uma novela e com tanto afinco, mas foi a primeira novela eu que fiquei com um ódio mortal do autor. Nem as novelas de Manoel Carlos e suas 300 Helenas me provocaram isto (e acho que na grande maioria dos fãs de URCA também ocorreu o mesmo).

Quando comecei a assistir URCA, o que primeiramente me cativou foi a história em que o amor do casal protagonista (mais do Claude do que da Rosa) fosse surgir aos poucos, soando mais real do que aqueles romances onde começam no primeiro capítulo da novela global.

Também me chamou a atenção a grande atuação da Carla Marins como a Secretária (protagonista) que para salvar os amigos do despejo eminente, aceita se casar com o patrão francês mal-humorado que precisa conseguir a cidadania brasileira por um cheque de R$ 1.000.000,00 e por quem nutre uma paixão recolhida. O patrão mal-humorado foi magistralmente interpretado pelo ator e cantor Cláudio Lins, onde até tenho dificuldades em ouvir alguma entrevista dele sem o sotaque francês e isto prova o quanto a interpretação dele foi estupenda.

Mesmo assim, a novela começou extremamente lenta com cenas onde um dia demorava uma semana para passar ou até mais. Vários atores/personagens tiveram dificuldades em emplacar logo de início em virtude disto e de assuntos que foram repitidos um milhão de vezes. Além de um merchan irritante dos produtos Jequiti feita por uma personagem que também teve sérias dificuldades de aceitação por parte do público, só melhorando quando o merchan foi abandonado.

Lembro-me que o tal piquenique, um dos primeiros eventos importantes entre o casal protagonista após o “casamento” levou 3 dias de exibição tamanha foi a enrolação com cenas desnecessárias entre outros personagens secundários no piquenique e fora dele. As cenas principais entre o casal em tal evento somando com um pouco do pré-evento mais o pós-evento, davam no máximo 10/15 minutos.

Outros eventos importantes também demoravam pra acontecer e novamente havendo poucas cenas do casal.

Os fãs, com razão, reclamavam da tal demora em blogs, Orkut, no próprio mural da novela no site oficial do SBT, em sites de notícia, etc. Até o próprio Sílvio Santos reclamou da lentidão.

Tiago Santiago dizia que via a opinião dos fãs para desenvolver suas histórias ao longo da exibição. E ele teve esta oportunidade em URCA, visto que diferentemente de outras novelas do SBT, URCA foi sendo gravada durante a transmissão também. Pois bem, ao invés dele dar mais agilidade nas cenas, diminuir as cenas desnecessárias entre outros personagens secundários e aumentar as cenas do casal protagonista, visto que na primeira versão da novela, eles logo moravam juntos para manter as aparências e viviam brigando (a casa inclusive era divida), O que o Sr. Tiago Santiago faz? Simplesmente acrescenta uma história de fantasmas totalmente sem sentido e necessidade para a trama e também uma série de atentados contra a mocinha para depois justificar o motivo do casal ir morar junto e isto quase no final da novela não dando tempo de mostrar a casa dividida e as brigas que teve na primeira versão e que foi muito esperada pelos fãs.

Outra coisa que irritava, e isto mais ao final (mostra o quanto a novela foi lenta), era que hora Claude, mesmo não assumindo ainda que amava Rosa (fez isto antepenúltimo capítulo), a tratava carinhosamente, outra hora a ignorava e as vezes até a humilhava. Nos irritava tanto que achávamos que ele sofria de transtorno bipolar e que era bocó. Ganhou até um apelido carinhoso das fãs: Bocópolar. Ele demorou tanto a assumir este amor que muitos tiveram a impressão que ele realmente fica junto dela somente por interesses financeiros.

Com tudo isto somado, era óbvio que a novela não faria durante a sua transmissão os tais dois dígitos esperados pelo arrogante do Tiago. Muitos fãs simplesmente desistiram de assistir a novela pela TV. Vários fãs foram assistir pela internet, pois o que interessava realmente eram as cenas entre o casal protagonista e não em cenas de fantasmas e atentados. Queríamos agilidade e cenas entre o casal.

Se o autor realmente ouvia o que o público pedia (e creio que até o próprio Sílvio Santos também) porque não fez o que todo mundo pedia?

E ao final, quando a informação da diminuição dos capítulos (tenho até uma teoria que o corte foi feito pela soma dos seguintes fatores: Horário Político + Possível queda de audiência neste período que sempre ocorre + principalmente a chance de não melhorar a novela mesmo com diversos pedidos feitos pelos fãs e afastar ainda mais a audiência.²), o autor e seus colaboradores justificavam que houve cortes de cenas (tenho dúvidas se tais cenas foram realmente gravadas e depois cortadas na edição) de vários personagens, mas para nós os cortes só se deram em cenas do casal principal. E a prova maior do absurdo que o Tiago Santiago promoveu na novela é que outros casais tiveram a sua noite de amor mas o casal NÃO TEVE e a mocinha, no último segundo do segundo tempo da prorrogação da novela, fala para o mocinho que está grávida dele. Eu simplesmente nunca vi tal feito acontecer em qualquer novela. Pode até ter acontecido na primeira versão, mas isto não justifica, pois houve cenas de amor entre outros personagens e por que não deles?

A arrogância e o ego inflado do Tiago Santiago o impediram de ver o que o grande público pedia e transformou uma novela onde teria um sucesso garantido e daria o tão esperado 2 dígitos ao longo de sua transmissão, em uma novela que só teve 6 de média em virtude exclusivamente ao casal protagonista brilhantemente interpretado por Carla Marins e Cláudio Lins, onde a química perfeita dos dois é que DE FATO segurou URCA. Outros personagens também tiveram grandes interpretações e apesar do excesso de aparecimento de alguns deles eles nos cativaram, mas foram personagens secundários e se Carla e Cláudio não tivessem a interpretação que tiveram, a audiência seria mais baixa ainda, até próxima de zero, o que eu não duvidaria muito.

Mesmo assim, vou para sempre AMAR o casal Claude e Rosa, mas não por causa de Tiago Santiago e sim pela estupenda e maravilhosa interpretação de Carla Marins e Cláudio Lins que me fizeram assistir URCA até o final na TV.


Obs: Grande parte da novela foi assistida por mim na TV no modo mudo, só colocando som, nas cenas da Carla, Cláudio e entre eles.

19 comentários:

  1. Kely Cardoso19/08/2010, 07:57

    Lu, Parabens, vc expressou exatamente o que eu e todos q assistiram URCA sentimos. Foi uma vergonha o que Tiago Santiago fez com a novela.

    OBS: também adorei Paixões Ardentes. beijos

    ResponderExcluir
  2. Sonia vasconcelos19/08/2010, 10:58

    Lú,estou plenamente de acordo,e tenho certeza que todos q acompanharam a nossa querida URCA pensam da mesma forma,vou colocar uma materia que nossa amiga do mural Gal nos escreveu:

    Gal Mendes (19/8/2010)

    SÍNDROME PÓS-TRAUMÁTICA: O Ministério da Saúde, detectou essa semana 16/08/2010, uma nova síndrome relacionada à abstinência de medicamento de uso contínuo. Pacientes relataram que, após interrupção súbita e precoce do medicamento em questão, os efeitos começaram a se manisfestar. Em nota, o ministro José Gomes Temporão, alerta a população para os principais sintomas:---TRISTEZA E MELANCOLIA---INSÔNIA---INCAPACIDADE TOTAL OU PARCIAL DE ASSISTIR TV ( especialmente novelas)---DOR E CHORO INCONTIDO. Os pacientes estão sofrendo delírios com um casal ( Claude e Rosa ) durante os últimos dias. O medicamento chamado URCA desapareceu do mercado repentinamente e não existe substituto. Os médicos recomendam repouso e doses regulares de material encontrado nestes endereços: www.umarosacomamortv.webnode.com.br---www.claudiolins.com.br--- http://biscoitocafeenovela.blogspot.com/---www.sbt.com.br/umarosacomamor---http://www.youtube.com.br/sbtdobrasil---www.youtube.com.br/claudiolinstv

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lu falou tudo menina!!!Também estou indignada com esse Fim Trágico dessa Maravilhosa Novela!!!Parabéns aos atores,principalmente ao lindo Claúdio Lins uma pessoa generosa,sorridente,atencioso e não custa dizer Lindooooo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Priscila Martins19/08/2010, 15:15

    Luciana, vc se expressou muito bem!! Senti como você durante a trama: desde o começo com aqueles diálogos intermináveis até a grande decepção no final. Mas valeu pelo Claudio Lins e Carla Marins, com certeza!! Grande abraço!! e obrigada por seu texto!

    ResponderExcluir
  5. Mariana Lopes19/08/2010, 15:44

    Lu,
    Senti como se estivesse lendo os meus pensamentos de forma mais elaborada.
    Parabéns o texto está num tom maravilhoso! Obrigada pelo seu comentário na versão que publiquei no blog Biscoito, Café e Novela.
    Estou emocionada com o teu texto!

    ResponderExcluir
  6. Lu voce expressou como seu comentário toda a nossa indignação. PARABENS!

    ResponderExcluir
  7. Lu, seu comentário foi ótimo. Comecei a assistir a novela, pois quando era criança assisti a primeira versão e lembro que era muito engraçada, realmente um ótimo passatempo. O que ri no passado, "chorei" no presente. Que novela triste, sem graça, vendo atores de gabarito numa péssima atuação. Cenas que nem tenho como classificar. E a decoração dos cenários? Vocês perceberam que numa das últimas cenas gravadas num quarto de hospital, este estava "vazio"? Fora as paredes pintadas de um verde berrante, coitado do doente. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns aos atores que se dignaram a cumprir o contrato até o fim.

    ResponderExcluir
  8. Lu, parabéns pelo texto. Você disse tudo. Esse TS é um arrogante. Obrigada por expressar tão bem a perplexidade de todos nós!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto...Legal! Expressou o sentimento de todos urqueiros do Brasil... O TS é mesmo sem noção, mas, o SS é tosco... bjs. Osvaldo Andrade/sp.

    ResponderExcluir
  10. Lu, obrigada pela iniciativa de representar todos que ficaram indignados com a adaptação que Tiago Santiago à obra de Vicente Sesso. Parabéns pela objetividade e clareza, pelas imagens inesquecíveis.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ola Lú bom dia,concordo plenamente com vc o ego inflado demais do autor destruiu o que tinha tudo para ser um grande sucesso,quem mais sofreu com o ocorrido fomos nos que amamos a urca de coração.Sabe não sei nem por que eles diziam que estavam atentos ao que falavamos,sendo que ficou-se provado que não ouviam ou se fizeram de surdos quanto aos nossos pedidos.Mas agora o nosso unico remedio real é imaginar como gostariamos que tivesse sido i guarda em nossa memoria os melhores momentos de Serafina Rosa e Claude.Pessoal eu e minha irmã,ainda estamos de luto por terem assassinado a novela URCA no ultimo dia 16/08/2010.

    ResponderExcluir
  12. Olá moça...concordo com você em tudo. Não sabia que na primeira versão eles moravam quase a novela toda juntos, mas esperava isso desde o dia do casamento. Achei alguns personagens desnecessários, como a Roberta e as crianças que viam o fantasma. No começo, eu deixei até de acompanhar a novela, pois ela não se desenvolvia, como você disse, aquele famigerado pequinique durou quase uma semana, com situações totalmente desnecessárias.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  13. Comentando aqui mais uma fã que está ... triste da vida por causa do fim da novela. Não só porque era a novela que eu mais gostava e única que eu assistia todos os dias, sem perder um segundo e que "se apaixonou" pelo amor do casal principal, mas muito mais porque o fim foi uma verdadeira droga, aliás,como já foi dito no post, muita coisa foi uma droga na novela. As poucas cenas entre o casal principal, aquela história escabrosa de fantasmas, aquela chata da Roberta Vermont com o Sérgio , pela mor de Deus. URCA tem uma história perfeita, linda, apaixonante, cativante e que não se utiliza de "vulgaridades a lá novelas da Globo" para chamar a atenção. Mas TS tinha que acabar com isso, o final foi totalmente sem nexo, do nada Rosa me aparece grávida, até hoje eu to com isso entalado na garganta, me dá vontade de dar umas boas bofetadas nesse cara, sério, acho que os fãs de URCA deveriam fazer um protesto contra ele, sei lá, mandar muuuitos e-mails e tals para o sbt, falando o quanto estamos "tristes da vida" pelo o que ele fez com a novela. e é claro, nós queremos a noite de amor de Rosa e Claude.

    ResponderExcluir
  14. Bem... eu acabei de assistir a novela pelo Youtube!!
    Foi uma incrível jornada de 45 episódios de uma vez!! \o/
    E que #¨$ de final foi aquele?
    Eu NUNCA havia assistido uma novela como eu assisti URCA e detestei o que o Tiago fez com essa novela!!!!
    Puttzz as vezes eu acho que o SBT tem probleminha!!!
    Pq ele não escuta a voz dos telespectadores? Essa novela poderia ter feito um puta sucesso!!!

    ResponderExcluir
  15. E só algumas dúvidas... alguém pode me contar o que aconteceu com o pobre Zequias?
    *O que aconteceu com a Raquel depois que a Nara morreu?
    *Alguém me explica como o Beto poderia ser filho do Egídio se no capítulo que ele envenena o Beto ele fala que não tem remorso pq o Beto não era parente dele?
    *O Antoninho ficou só ou dividiu a mulher com o gêmeo? E a irmã do Antoninho? Fez o que da vida?
    Ahhh nem...
    São muitas perguntas...
    p.s: Se alguém tiver as respostas, pode me responder pelo twitter: @KellViana
    Orkut: Kell Viana
    Face: Raquel Viana
    Valeuuu ♥

    Nossa esse final deixou muitas perguntas sem respostas! #porradefinal!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, você disse absolutamente TUDO que eu penso, incrível. Pensei que só achava isso.

    ResponderExcluir
  17. Faço minhas suas palavras, até hoje não me conformo com a 'lambança" do TS e SS. Falta de respeito ao telespectador.

    ResponderExcluir
  18. oi fofas...olhem o video que fi z http://youtu.be/AzDyh-3YNLE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...