Páginas

16 de set. de 2010

Debate URCA: Rosa descobriria a sua força interior sem a ajuda de Claude?

Hoje completa 1 mês do último capítulo da novela Uma Rosa Com Amor. E algo que me atraiu na novela, foi a transformação de Rosa, não só física, mas psicologicamente.
No decorrer da novela, vemos como Rosa se transforma. A transformação física (aqui no como se vestir, se arrumar) é clara e evidente, mas tem também a transformação interna dela como pessoa, ou a descoberta de uma força que nem mesmo ela sabia que existia.
Vi que Claude foi importante não só como o bonito francês que precisa da cidadania brasileira através do casamento forjado com a sua secretária, que é “feia e desajeitada”, para realizar o seu sonho de construir casas populares. Claude foi importante também em mostrar à Rosa, o quanto ela é forte e que ela pode ser feliz se libertando de um sistema familiar patriarcal tradicional e até um pouco opressivo e que usa a desculpa da preocupação paternal para controlá-la.
Mas será que sem o motivo principal (o casamento com o francês) que a fez mudar fisicamente, e por conseqüência, despertar uma força interna adormecida, isto ocorreria e a libertaria deste sistema? Será que ela por si só conseguira perceber a sua força e lutaria como ela lutou já ao final da novela?

Um comentário:

  1. Rebeca Benévolo16/09/2010, 22:38

    Olá, boa noite!
    Acho que a Rosa descobriu sua força interior a partir do amor, que a fez querer conquistar Claude de verdade. Não foi mérito do francês, mas pelo amor que sentia por ele. Ele até a ofendia, hostiliza. Isso foi fortalecendo-a. Na verdade, ela cresceu na dor. Indiretamente, Claude contribuiu para isso, então. Na minha opinião, a segurança que ela passa a demonstrar vai ser o divisor de águas para ele enfim se apaixonar por ela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...